About Us

→ Laboratório de fabricação digital e prototipagem com o objectivo de apoiar a criatividade e o desenvolvimento de novos projectos colaborativos através de acesso a equipamentos e conhecimento.  

 

fablab noun img   ”Fab Lab” é o termo abreviado de “Fabrication laboratory”, criado pelo professor Neil Gershenfeld, director do Center for Bits and Atoms do Massachussets Institute of Technology, através da disciplina “How to do (almost) anything”.

Um Fab Lab é um laboratório de fabricação que pretende democratizar o acesso a invenções pessoais e colaborativas através de tecnologias digitais para criar “quase tudo”. 

Fabmaps

A rede internacional de Fab Labs visa disponibilizar locais de fabricação digital e prototipagem acessíveis a todo o público. Através de ferramentas e técnicas similares, pessoas com objetivos comuns podem colaborar, fazendo com que a própria rede cresça e a comunidade seja o apoio necessário para projetos independentes.

unnamed2

O FabLab Lisboa está equipado com um conjunto de ferramentas bastante acessiveis e seguras, tais como fresadoras de pequeno e grande porte, máquinas de corte a laser e de corte de vinil, impressora 3D, dispondo ainda de computadores e respectivas ferramentas de programação informática suportadas por software CAD e CAM.

Não editada2

A metodologia adoptada é o “learn by doing” que começa na concepção digital do projecto pelo autor e materializá-lo no equipamento disponível pelo Fab Lab local. Basta reservar os equipamentos disponíveis no FabLab Lisboa e vir desenvolver o seu projecto.

Aguardamos pela sua visita!