Estruturas de balsa para Drones – Secção Autónoma de Aeronáutica Aplicada do IST

A Secção Autónoma de Aeronáutica Aplicada (S3A) da Associação de Estudantes do IST fabricou inúmeras peças em balsa, utilizando a cortadora laser, para as mais preponderantes estruturas das suas aeronaves eléctricas: desde uma fuselagem de pequeno porte , passando por perfis alares de estabilizadores, até às nervuras internas de ailerons e respectiva asa!

Peças em balsa da empenagem de um pequeno avião.

Peças em balsa da empenagem de um pequeno avião produzidas na cortadora laser.

Num primeiro contacto com o FABLAB Lisboa, as peças foram fabricadas no âmbito de um Curso de Introdução ao Aeromodelismo (CIA), realizado nas instalações do Instituto Superior Técnico, no qual os alunos montaram a fuselagem e estabilizadores de um pequeno avião radio-comandado.

Vídeo do fabrico de peças: https://www.youtube.com/watch?v=lJbwqEAspyY

Set fuselagem+ empenagem forrado a monokote e com motor eléctrico instalado.

Set fuselagem+empenagem forrado a monokote e com motor eléctrico e servos instalados.

Pormenor: motor e variador

Vista em pormenor do motor e variador no interior da fuselagem do modelo

Mais recentemente, em Julho deste ano, uma série de perfis alares em balsa concebidos no FabLab Lisboa, deram forma a ailerons e estabilizadores de um drone de maior porte, com 3.2kg de Tara e uma asa de três metros de envergadura, que representou o Instituto Superior Técnico na competição europeia de aeromodelismo para universidades AirCargo Challenge 2015. A competição decorreu entre 7 e 9 de Agosto, em Estugarda, Alemanha, tendo a equipa da S3A ficado a meio da tabela, classificada em 12º lugar.

Drone da S3A a descolar no AirCargo Challenge 2015

Drone da S3A a aterrar depois de um voo bem sucedido no AirCargo Challenge 2015

Vídeo do voo do drone: https://www.youtube.com/watch?v=NCG3jL30VCA

A S3A e os seus colaboradores agradecem ao pessoal do FabLab Lisboa pelo apoio prestado no passado ano lectivo 2014/2015 .