Men’s Pocket – porta-moedas inovador by Nuno Frutuoso

Objectivo: Criar um porta-moedas para homem “inovador”! (Say whaaat??)

Chamei-lhe Men’s Pocket. http://menspocket.com

Resultado:

Men's Pocket Men's PocketMen's PocketMen's PocketMen's Pocket

Men's PocketMen's Pocket   Men's Pocket

-Porquê?- Actualmente, muitos homens guardam as moedas nos bolsos (tipo EU!). E mesmo para quem usa porta-moedas, quando têm de pagar algo, o procedimento é esvaziar o porta-moedas, enchendo as mãos e contrar os trocos. Bom, para além de ser estéticamente feio, fica-se com um cheiro horrivel nas mãos. E NÃO É EFICIENTE!

“Se preciso de tirar uma moeda porque é que tiro todas?”

A inovação de é objecto é ao nível da simplicidade, da estrutura do modelo e da forma de utilização.

 

Conceitos:

Para a primeira versão do porta-moedas, inspirei-me em 3 conceitos.

KEEP IT SIMPLE
Este sempre foi o meu mote, manter o projecto o mais simples possível. Diziam-me “podias acrescentar isto” e “se desse também para isto?”. NÂO. Trata-se do modelo mais simples que consegui conceber. Se algo é tão simples não precise de explicações e seja produzido fácilmente, esse é o produto perfeito.

BONITO EM CIMA DE UMA MESA – ESTÉTICA
Inspiração no design dos telemoveis actuais. Pertendia um porta-moedas inovador, simples, brilhante. Algo que ficasse bonito em cima de uma mesa. Eu quando almoço, ponho a carteira e o telemovel em cima da mesa, agora posso, colocar o porta-moedas e almoçar mais confortávelmente. Agora utilizar moedas deixa de ser “feio”, contar trocos passa a ter estilo.

INTUITIVO E DIFERENTE
A forma como podemos escolher e tirar as moedas, pretende ser algo intuitivo ao mesmo tempo que é diferente para qualquer pessoa que me veja com o porta-moedas.
1. Escolhe a moeda
2. Desliza-a
3. Retira-a

 

Passos de criação:

1. Desenhar em 3D
Em primeiro lugar tive de desenhar o que era a minha ideia. Desenhei em Sketchup, mas para utilizar a cortadora a laser, precisava de um tipo de ficheiro que o export da versão gratuita não permitia. Assim, tive de desenhar no AutoCAD.
A ajuda da equipa do Fablab, dei os meus primeiros passos neste programa e numa hora consegui refazer o projecto.

2. Cortar a laser
Utilizei a cortadora a laser e o corte foi impressionante, a velocidade e qualidade do trabalho da máquina. Em pouco mais de 1min estava tudo pronto.

3. Montar e colar
Esta foi a parte mais divertida e o processo que tenho de treinar melhor. O acrílico é brilhante, é plástico, a cola que utilizei fez com que qualquer falta de perícia se tornasse num acabamento menos bonito. Ainda assim, o resultado é, para mim, superior às expectativas que tinha quando comecei o projecto.

4. Brihar!!
Aqui, trata-se de simplesmente utilizar o porta-moedas no meu dia-a-dia. Colocar as moedas, pagar, guardar o troco, acompanhado de uma sensação fantástica de receber elogios dos outros, pelo facto de nunca terem visto um porta moedas assim.

Este é o protótiopo que desenvolvi, tenho dito que poderá materializar-se num produto, vendável. Do planeamento que tenho feito, de todos os aspectos que tenho pensado e (importante) da experiência que estou a ter até agora só posso dizer que VOU FAZER UMA COISA DE CADA VEZ. É bom planear o futuro, ter visão, sonhar, mas se o produto não estiver validado de nada serve. Assim, comprometo-me a ITERAR:

1. Validar o protótipo junto das pessoas
2. Optimizar o porta-moedas com as criticas construtivas
3. Iterar

Sobre o autor:

Chamo-me Nuno Frutuoso, tenho 23 anos sou um idiota, tenho imensas ideias e tenho uma paixão muito grande por concretiza-las, considero-me empreendedor. Acredito que tudo é possível quando de facto queremos atingir os nossos objectivos. E quando transmitimos essa paixão aos outros é contagiante.

Formação: estudante de Engenharia Electrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico.

INFO: Todo o design, modelação e concepção do modelo e protótipo foi elaborado por mim entre o dia 1 de Agosto e 25 de Setembro de 2014.

Agradeço a todos os que me apoiaram na concretização deste protótipo, amigos Champs da Angry Ventures, ao empreendedor Fernando Moreira e à fantástica equipa do FABLAB Lisboa. Obrigado.

Sintam-se à vontade para colocar questões.

Nuno Frutuoso

MEN’s POCKET (http://menspocket.com)
Facebook: http://facebook.com/nuno.frutz
Email: nunoammfrutuoso@gmail.com