workshop YOUNG CREATORS 2018 — inscrições abertas.

O Young Creators é o workshop de 5 manhãs em tecnologias emergentes, destinado a 80 jovens em simultâneo (a partir dos 15 anos) onde a criatividade e a inspiração nascem da ligação entre ciência e tecnologia.
INSCRIÇÕES: WWW.YOUNGCREATORS.PT

V1_c_yc_Vweb_Idade

À semelhança do que aconteceu nas 2 edições anteriores propõe-se uma abordagem hands-on, com recurso a ferramentas de inovação open source e metodologias Do-It-Yourself. De 2 a 6 de Abril de 2018 os participantes prototipam e executam projectos interdisciplinares desenvolvendo pensamento critico e criativo.

Cada participante pode escolher participar em 1 de 4 módulos e serão respectivamente acompanhados por formadores selecionados pelo seu trabalho nas áreas de fabricação digital, ciências, eletrónica, programação e materiais.

O preço de inscrição é 25 Eur e inclui todos os materiais, assim como um lanche da manhã. 

INSCRIÇÕES: WWW.YOUNGCREATORS.PT

———

Módulo 1 – Bio Hacking
20 participantes
Neste módulo iremos cruzar diferentes áreas: Biotecnologia, Ambiente, Biodesign e Bioarte. Iremos também juntar a parte Maker e construir ferramentas para as nossas actividades - futuramente acessiveis no FabLab Lisboa.
Formadores: Rogério Tenreiro e Ricardo Dias são Investigadores Associados à Faculdade de Ciências de Lisboa (FCUL) e ao Instituto de Biosistemas e Ciências Integrativas (BioISI). Fascinados pelo potencial biotecnológico dos microrganismos e biologia molecular ne a sua aplicação a resolução de problemas do dia-a-dia.Tauan Bernardo é Designer e Maker desenvolveu projectos de base tecnológica no Brasil. Fundador do Garagem FabLab (São Paulo) é parceiro do Opolab e mentor no Porto Design Factory.
https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-young-creators-2018-bio-hacking-44027922702?aff=erelpanelorg

Textile Hacking
20 participantes
No módulo de TextileHacking falaremos da tecnologi que se veste, explora materiais texteis, computação fisica simples, componentes electrónicos, analógicos e digitais. Dá vida às tuas peças interactivas
Formadores: Filipa Tomás é arquitecta, designer, mentora e maker. Como designer de interacção trabalha a computação  físic e tecnicas de fabricação digital. Co-fundou o softLab, espaço dedicado a projectos de ID em wearables, crafts e soft-technologies. Rita Sá estudou pintura nas Belas Artes, os seus trabalhos de animação exploram a interacçãode ambientes e comportamentos digitais com os media tradicionais.
https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-young-creators-2018-textile-hacking-43944055854

Robótica e Programação
20 participantes
Aprender a programar hardware open source (Arduino) de forma a criar um robot, do primeiro ao último passo. São transmitidos conhecimentos básicos de programação e eletrónica.
Formadores: Guilherme Martins e André Almeida para além de Engenheiros e artistas são fndadores da ArticaCC uma empresa de criação tecnológica especializada no desenvolvimento de software, hardware, electrónica e design de produto, têm como missão a partilha de conhecimento e o mote ”conhecimento para todos”. Fernando Carvalho é Engenheiro, Maker e membro do AltLab, dá formação no FabLab e trabalha nas áreas de electrónica de controle, energia e máquinas.
https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-young-creators-2018-robotica-e-programacao-43940751972?aff=erelpanelorg

Fabricação Digital
20 participantes
Os participantes irão recebem noções práticas de modelação, digitalização e impressão 3D, aprendem a utilizar várias máquinas do FabLab: Impressora e Scanner 3D, Cortadora Laser, Fresadora CNC.
Formadores: Gabriela da Rocha, museóloga desenvolve actividade e pesquisa na aplicação de tecnologias digitais, como a digitalização e impressão 3D na documentação e divulgação do Património Cultural. Renata Longo formada em Ciências da Computação, participa em projetos de educação digital em espaços maker, atualmente pesquisa modelagem e fabricação digital no FabLab Lisboa. Ivo Rodrigues é escultor, utiliza a fabricação digital na sua experimentação estética. Colabora com o FabLab Lisboa e Fábrica Moderna, onde dá formação e desenvolve a marca OBUQ. Nuno Marques colaborador do FabLab Lisboa, perito em maquinações CNC assim como uma ampla experiência em equipamentos de fabricação digital.
https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-young-creators-2018-fabricacao-digital-43550509747?aff=eac2