Ameixoeira Criativa + FabLab Lisboa

Com o intuito de criar um painel para o atelier do projeto Ameixoeira Criativa, foi pensada uma placa de madeira para ser trabalhada na Fresadora de Grande Formato – OUPLAN 2015. A intenção era exibir níveis com o desgaste da madeira, com o objectivo de criar baixo relevo em torno do logo. De forma a ficar mais interessante e a valorizar e destacar o logo do projecto, foi efectuada a pintura da madeira.

painel na fresadora CNC

Devido a um resultado não satisfatório, demorado e de pouca qualidade, resolvi desenvolver o logo no material acrílico, cortado na máquina de corte a laser GCC Mercury III. O acrílico desenvolvido na FabLab Lisboa foi sobreposto em um painel, de forma a criar um alto relevo, destacando ainda mais o logo do projeto.

Logo do projetoPainel Pronto

 

AMEIXOEIRA CRIATIVA ATELIER

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre a Ameixoeira Criativa…

Durante a sua implementação, o Projeto Ameixoeira Criativa tem vindo a utilizar como mote, palavras que traçam o perfil dos seus objetivos.

INTEGRAR, QUALIFICAR, EMPREENDER, PARTILHAR…

Para este início de 2014, VISUALIZAR, será a escolhida. Vivemos tempos de grandes dificuldades e enormes desafios! É com optimismo que pretendemos trilhar o caminho para atingir as nossas metas. Com uma visão assertiva, idealizar e concretizar os nossos sonhos. Ter a força de vontade para viver o sucesso e espalhar de forma contagiante a boa disposição criada na Ameixoeira Criativa!
Através de variadas atividades – formação, partilha de conhecimentos, visita a empreendedores, trabalho com Designers, entre outros –, a Ameixoeira Criativa procura capacitar indivíduos da comunidade, em situação de risco e vulnerabilidade social, desempregados e/ou com baixos rendimentos, qualificando-os nas áreas da costura, artesanato e empreendedorismo, ensinado-os a gerir um empreendimento dentro da economia solidária – com a introdução de novas técnicas no que respeita a reutilização e reciclagem de vestuário e objetos “inutilizados” –, fomentando a cidadania, a autonomia e inserindo-os no mercado de trabalho.
No sentido de uma economia sustentável, desenvolvimento local, e até de uma consciência ecológica que se torna social, lançamos uma Campanha de Recolha de Desperdícios. Os materiais angariados – roupas, tecidos, garrafas, rolos de papel, caixas de ovos, pacotes de leite, rolhas, entre outros –, serão trabalhados e convertidos em peças de costura e/ou artesanato. Nos tempos que correm, o que há a mais num lado está a faltar noutro, e o que se pretende é o equilíbrio dos dois lados: sensibilização para a importância do papel de cada Pessoa/Instituição na sociedade e para a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor, viabilizando o retorno social e económico para a população abrangida.
Proporcionar um espaço de aprendizagem, convívio, multiculturalidade e desenvolvimento de competências pessoais e sociais, para a execução de trabalhos produtivos que resultem em geração de receitas, fomentem a dignidade, cidadania, auto-estima e promovam qualidade de vida, para as famílias e demais participantes é, em suma, o grande objetivo deste Projeto.

Todo este trabalho só é possível pelo esforço e dedicação da Entidade Promotora (ALCC – Associação Lusofonia Cultura e Cidadania) e dos parceiros formais (Junta de Freguesia de Santa Clara, Associação Raízes, Associação Cafinvenções – Associação Cultural, Artística e Educativa, UDAL – União Desportiva da Alta de Lisboa, ADI – Instituto Superior de Gestão) e informais (Centro de Saúde do Lumiar – ACES Lisboa Norte, Gebalis, EEM – Gestão dos Bairros Municipais de Lisboa, Pluridata – Informática e Gestão, Lda), bem como da Câmara Municipal de Lisboa que acreditou neste projeto, tornando-o uma realidade, através do PROGRAMA BIP/ZIP LISBOA 2013 – Programa Local de Habitação.

mais informações em: www.ameixoeiracriativa.pt