Projecto voind – manipulador robótico para equipamentos de áudio

O project voind pretende oferecer a profissionais e entusiastas de produção áudio, acesso remoto a equipamentos de estúdio.

 

 

No decorrer da nossa participação no concurso de ideias Energia de Portugal 2013, identificámos o interesse na utilização remota de equipamento de produção áudio “vintage”. Esta classe de equipamentos, por não dispôr de interfaces de controlo electrónico, necessita ser operada através de um manipulador robótico.

Desta forma, este projecto pretende ser um veículo para desenvolver e demonstrar a tecnologia para acesso remoto a equipamentos de processamento áudio analógicos.

 

 

A construção de alguns componentes em liga de alumínio está a ser realizada com o recurso aos equipamentos, conhecimentos e experiência da equipa do Fablab Lisboa.

O conceito foi primeiro desenvolvido virtualmente utilizando o software open source de modelação 3D Blender.

blender_screenshot_0011[1]

Os vários componentes foram depois exportados e dimensionados, utilizando o software DraftSight.

DraftSight_screenshot_001[1]

Para as peças em alumínio iniciou-se uma sequência de sessões utilizando a fresadora de grandes dimensões Ouplan 2015 no Fablab Lisboa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOs vários componentes encontram-se actualmente na fase de integração e montagem.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Mais informação actualizada, disponível no blog do projecto.

 

voind