Peça de espigão selim de bicicleta

Uma peça do espigão do selim da  bicicleta que uso mais estava a partir-se, e é algo muito difícil (e caro) de encontrar. Um esquema geral do espigão está no seguinte link, estando a peça em questão representada a preto. Trata-se de um espigão da marca Atax, com aperto próprio semelhante ao habitual no espigão de direção: uma peça é apertada com um parafuso para dar sustentação ao espigão.

http://www.velo-pages.com/main.php?g2_itemId=68945&g2_imageViewsIndex=1

Tratando-se de uma peça de plástico, pensei que a podia imprimir em 3D. Nesse sentido fiz um modelo usando o SketchUp, a partir de medições minhas com régua e paquímetro.

No Fablab consegui imprimir a peça, exportando para formato .dae, que foi corretamento lido na aplicação ‘Cura’, usada para preparar o ficheiro em formato .gcode, lido pela impressora. Uma primeira exportação para formato .obj foi mal sucedida, pois era apresentada no Cura com um aspeto diferente do original.

À primeira vista a peça serve o seu propósito, pois consegui montar o espigão e esta manteve-se intacta mesmo depois de apertada e de uma breve utilização (+-5km). Mais utilizações são necessárias para verificar a sua robustez.

peca_espigao_atax_v4

O ficheiro que foi usado na impressão, que teve algumas correções de pessoas presentes na altura, foi o seguinte:  peca_espigao_atax_v2_buraco.gcode